Código do Botão para Compartilhar o Artigo do seu Blog Visualizar
Visualizar

SEJA MAIS UM NA CAMPANHA JCC PARA TODOS, VENHA FAZER PARTE DESTA FAMILIA

O JCC Brasil, tem por finalidade auxiliar na educação, cultura e lazer, nos aspectos relacionados à prevenção criminal juvenil, às drogas e à violência, na promoção da cidadania, destinados a colaborar na orientação, estudos, trabalhos e atividades diversas, abrangendo a área criminal e sua respectiva prevenção, no ambiente escolar e na comunidade, dentro da consciência democrática do povo brasileiro. A fim de cumprir suas finalidades o JCC Brasil, Conforme prescreve o seu Estatuto, deve: * Promover ações e colaborar para a criação de um ambiente escolar e comunitário mais saudável e harmônico, livre de drogas, crimes e violência, valorizando o exercício da plena cidadania; Desencadear um movimento de liderança juvenil, aproveitando a capacidade de criação e o protagonismo juvenil, na organização de eventos e disseminação de boas ações comportamentais no ambiente escolar e na comunidade, em prol de todos os cidadãos; * De forma objetiva, atuar na criação de condições favoráveis para que o jovem seja a solução dos problemas, ao invés de ser parte do problema;

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Formatura PROEMAM em Congonhas


Aconteceu na manhã do dia 03 de Julho a formatura do Programa Educacional Meio Ambiente em Movimento (PROEMAM) dos alunos da Escola Municipal Sr. Odorico Martinho da Silva na cidade de Congonhas.

O Programa Educacional Meio Ambiente em Movimento - PROEMAM - busca estimular os alunos a serem competentes e hábeis para adoção de comportamentos sócio-ambientais que visem contribuir para sustentabilidade e qualidade de vida, conhecendo e reconhecendo o meio ambiente onde se encontra inserido.



Após três meses de trabalho junto aos alunos e a toda comunidade escolar a formatura significa o ápice do programa onde os formandos são diplomados e considerados prontos para atuarem em nome do Clubinho Ambiental nos problemas ambientais de sua escola.

A cerimônia de formatura foi contemplada com a presença do Comandante da 13ª Cia Ind MAT Sr. Major Andrade, Oficiais da 13ª Cia Ind MAT, representantes da Secretaria de Educação de Congonhas,

Para que o programa tornasse um sucesso na comunidade escolar, houve a colaboração de pessoas e entidades, que durante a cerimônia receberam certificados e Medalha de Mérito PROEMAM.



Nosso próximo desafio e consolidar as atividades do Clubinho Ambiental na Escola Municipal Sr. Odorico Martinho da Silva, preparando os alunos e pessoas envolvidas no programa a atuarem na Comunidade do Pires, provando que a Educação Ambiental e uma das principais ferramentas para o verdadeiro cumprimento de nossa Carta Magna em seu Artigo 225.



Art. 225 - Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
''Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido''.
Sir Arthur Lewis / WWW.PROEMAM.COM / Autor: 3ºSgt.Madeira

Formatura do PROEMAM na Escola Alberto Correia em Barbacena.


É com muito orgulho e alegria que realizamos mais uma formatura PROEMAM.



A Escola Municipal Alberto Corrêa no Bairro São Francisco em Barbacena, através da união de forças e muita dedicação realizou uma bela formatura.



Os estudantes receberam seus certificados e realizaram duas belas apresentações. Muito obrigado a todos os funcionários, pais e estudantes por compartilhar suas experiências de vida.


WWW.PROEMAM.COM / Juntos somos mais! / Autor: 3ºSgt.Madeira

terça-feira, 3 de julho de 2012

Formatura PROEMAM na cidade de Conselheiro Lafaiete



Aconteceu na manhã do dia 02 de julho, segunda-feira a solenidade de formatura e entrega de certificados aos alunos do 4º e 5º anos concluintes do Programa Meio Ambiente em Movimento PROEMAM, promovido pelo 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito nas seguintes Escolas Municipais:

Escola Municipal Prefeito Pedro Silva, Zona Rural Três Barras

Escola Municipal Vereador Aleixo de Matos, Bairro Paulo VI

Escola Municipal Meridional, Bairro Morro da Mina

Escola Municipal Sebastião Pereira da Fonseca



O Programa Educacional Meio Ambiente em Movimento - PROEMAM- Busca estimular os alunos a serem competentes e hábeis para adoção de comportamentos sócio-ambientais que visem contribuir para sustentabilidade e qualidade de vida, conhecendo e reconhecendo o meio ambiente onde se encontra inserido.



Para que o PROEMAM se tornasse um sucesso na comunidade escolar, contamos com a ajuda de pessoas e entidades muito especiais, as quais receberam a Medalha de Mérito PROEMAM.

Associação Regional de Proteção Ambiental ARPA



Tarcisio Corrêa, Diretor da Escola Municipal Meridional

Talita Nascimento, Atriz Lafaietense

Mariângela de Lourdes Coutinho, Criadora da musica ‘'Sensibilidade verde'' em homenagem ao PROEMAM.



Com a união de forças de todos os envolvidos no processo de mobilização social o PROEMAM formou mais 150 alunos e atingindo seu primeiro objetivo, agora o PROEMAM irá partir para segunda etapa do programa onde irá trabalhar no Clubinho Ambiental instituído e empossado em cada escola contemplada pelo programa.




Autor: 3ºSgt.Madeira/CB André

17º CIA PM IND – PM Realiza Caminhada de Prevenção ao uso indevido de Drogas


PMMG - A Caminhada de Prevenção ao uso indevido de drogas, realizada na manhã de Sábado 30/06/12, foi um sucesso. A ação cujo objetivo é a conscientização e mobilização da população para uma participação mais efetiva no combate ao uso indevido das drogas provaram que tem força e vez. O evento em comemoração ao Dia Internacional de Combate às Drogas contou com a participação de centenas de pessoas. 

Após se concentrarem próximo a câmara municipal, no bairro JK, a comunidade se dirigiu em caminhada até a Praça do Povo, no bairro centro, pela Avenida Getulio Vargas, convidando a população a se juntar nessa caminhada pela vida e momento que foram entregues panfletos com orientação dos malefícios causado pelas drogas. Muitas crianças, jovens, o grupo amor exigente, Policia Militar, diversos órgãos da Prefeitura Municipal e varias outras instituições do município participaram levando faixas e cartazes.

A Policia Militar através do programa PROERD da 17ª cia PM Ind, enfatiza o papel da Policia Militar em ações como a Caminhada contra as drogas, a Policia Militar que também desenvolve um trabalho paralelo com o programa PROERD é o programa JCC, de conscientização de crianças e jovens quanto ao uso indevido de drogas e entorpecentes, está sempre preocupada com as ações preventivas e se faz presente nessa manifestação, mostrando que a segurança, aliada ao trabalho de conscientização, pode gerar bons frutos e resultados efetivos.

Todos os participantes comemoraram a grande participação popular e ressalta a adesão da população. Os resultados superaram as expectativas. É muito gratificante ver que os esforços empreendidos geraram resultados e se concretizaram. Alcançamos os objetivos de mostrar para a população que existem pessoas preocupadas com esse mal que afeta a nossa população, que são as drogas. A participação de tantas pessoas só confirma que estamos no caminho certo.

26º BPM – PROERD forma mais 370 alunos das escolas rurais e urbanas de Ferros/MG


Em 29 de junho de 2012 às 14:00hs, no ginásio poliesportivo de Ferros, o PROERD realizou a formatura de mais 370 alunos, das turmas de 5º e 7º anos, de 10 (dez) Escolas Municipais e Estaduais do Município, prestigiada por várias autoridades civis e militares.

A Banda de Música Padre Diniz, da cidade de Ferros, abrilhantou todo o evento.

O instrutor do PROERD, Cb PM Gilmar Faria de Souza, durante o 1º semestre percorreu aproximadamente 2.500 km de estradas, não pavimentadas, para atender crianças e adolescentes, da Zona Rural, sem contar com as escolas urbanas.

Diversas homenagens foram feitas durante a formatura, uma delas foi um maravilhoso jogral, com a história da vida do Cb Gilmar, que muito emocionou com o carinho daqueles formandos.

Autor: Assessoria de Comunicação Organizacional do 26º BPM

22ª Cia PM Ind – Polícia Militar em Caratinga faz doação de uma bicicleta.

22ª Cia PM Ind – Polícia Militar em Caratinga faz doação de uma bicicleta.
Um belo gesto de solidariedade foi registrado na manhã desta sexta-feira (29/06), na sede da 22ª Companhia de Polícia Militar Independente. A bicicleta que ficou pequena para o jovem Leonardo Dutra Santiago vai fazer parte das brincadeiras de Mateus Calixto Lopes de Freitas.
22ª Cia PM Ind – Polícia Militar em Caratinga faz doação de uma bicicleta.Mesmo tímido, dava para ver nos olhos de Mateus a felicidade em ganhar o novo brinquedo. Maria das Graças foi quem levou os filhos á sede da 22ª Cia PM Ind. Não foi apenas Mateus que recebeu presente, mas também seu irmão, o caçula da família de cinco filhos, ganhou um carrinho de brinquedo. A família Calixto mora no bairro Doutor Eduardo, em Caratinga e para a mãe dos meninos foi uma felicidade muito grande ver seu filho sendo presenteado com uma linda bicicleta.
Foi servido também um saboroso lanche aos convidados que vieram pela primeira vez na unidade, como forma de recepcioná-los da melhor maneira possível. Logo após os meninos puderam aproveitar os novos brinquedos na área de esporte do quartel.

A alegria proporcionada às crianças pode e deve servir de exemplo para quem deseja ajudar. Não existe época para colocar em prática a solidariedade. Fica a dica para as pessoas que tenham objetos que não utilizam mais, que faça a doação. Com certeza ajudar o próximo é um gesto de amor.

Autor: Assessoria de Comunicação Organizacional da 22ª Cia PM Ind

14º BPM- 178ª Cia PM Esp - PROERD forma mais de 1000 alunos em Coronel Fabriciano

14º BPM- 178ª Cia PM Esp - PROERD forma mais de 1000 alunos em Coronel Fabriciano
PMMG - A 178ª Cia PM Esp de Coronel Fabriciano/MG, realizou na Igreja Catedral a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), recebendo o certificado de conclusão do curso, neste Semestre cerca de 1500 alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental de vinte e três escolas das redes Estadual, Municipal e Particular de Ensino.
O trabalho do Programa Educacional de Resistência Contra as Drogas e á Violência (PROERD), representa um reforço na luta contra as drogas e acima de tudo parcerias que dão certo, desenvolvido pela Polícia Militar em parcerias com as escolas. As aulas do PROERD buscam desenvolver a autoestima dos alunos, controle das tensões vivenciadas no dia a dia, civilidade, bem como técnicas de autocontrole e resistência às pressões de grupo, transmitindo também uma mensagem de valorização à vida.

Os alunos participantes do programa ao final do curso elaboraram uma redação demonstrando todo aprendizado, sendo que foi condecorado com uma medalha do PROERD e um brinde um aluno de cada escola participante.

O comandante da 178ª Cia PM, Major Márcio celebrou a parceria com a entrega dos certificados de participação dos alunos aos diretores das escolas e alunos, os quais, posteriormente, foram entregues a cada um deles. O juramento e as canções do PROERD também foram rituais seguidos com atenção pelos alunos. Além disso, a Banda Brasil Excepcional, da APAE, emocionou a todos os presentes com uma singela homenagem que fizeram aos alunos.

Os instrutores responsáveis pela aplicação do programa neste semestre foram o Sargento Francisquini, o Soldado Amós e Soldado Cristiane que durante os dez encontros semanais com os alunos puderam instruí-los sobre os malefícios e as conseqüências no organismo advindo do uso de drogas lícitas e ilícitas.

Ao final, como ocorrem tradicionalmente, todos recepcionaram a mascote DARE do PROERD e juntos encerraram o evento com a canção do PROERD executada pela Banda de Música do 14º BPM. O evento foi prestigiado por autoridades de diversos seguimentos do município e pais, familiares e amigos dos formandos.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Programa da Policia Militar de Muriaé, Programa Jovens Construindo a Cidadania.

















O programa Jovens Construindo a Cidadania, vem agindo em 9 escolas na cidade de Muriaé, sendo o programa formado pelos militares, Cabo Domingos e Soldado Bernardes, no ano de 2010. Desde este período o programa vem atendendo diversos pedidos referentes à palestra sobre Drogas e Violência em nossa região.
O JCC Muriaé, tem por finalidade auxiliar na educação, cultura e lazer, nos aspectos relacionados à prevenção criminal juvenil, às drogas e à violência, na promoção da cidadania, destinados a colaborar na orientação, estudos, trabalhos e atividades diversas, abrangendo a área criminal e sua respectiva prevenção, no ambiente escolar e na comunidade, dentro da consciência democrática do povo brasileiro. A fim de cumprir suas finalidades o JCC Muriaé, Conforme prescreve o seu Estatuto, deve: * Promover ações e colaborar para a criação de um ambiente escolar e comunitário mais saudável e harmônico, livre de drogas, crimes e violência, valorizando o exercício da plena cidadania; Desencadear um movimento de liderança juvenil, aproveitando a capacidade de criação e o protagonismo juvenil, na organização de eventos e disseminação de boas ações comportamentais no ambiente escolar e na comunidade, em prol de todos os cidadãos; * De forma objetiva, atuar na criação de condições favoráveis para que o jovem seja a solução dos problemas, ao invés de ser parte do problema;
Tendo em vista a falta de motivação e o incentivo aos adolescentes de nossa cidade, que ficam ociosos em diversos períodos do dia e mantém contato direto com criminosos, que os manipulam, inserindo em sua mentes, que a criminalidade, é um meio de vida, e que este meio de vida, lhe dará dinheiro e poder sobre as pessoas, sendo sua real situação económica e social em nossa sociedade atual.
Visando estabelecer um laço entres as escolas, Policia Militar de Muriaé e a família, constatamos que os usuários podem ser agrupados em duas categorias básicas, um lado, temos a categoria de usuários formada pela parcela “invisível”, excluída, esquecida e ignorada da sociedade, Moradores de rua e crianças e adolescentes em situação de risco social, que muitas vezes recorrem às drogas para amenizar a vivência de rua, e sua amarga rotina de fome e frio, abusos, privações, humilhações e violência. Além dos moradores de rua, vítimas do abandono e descaso social, há uma outra categoria de usuários,formada por jovens que tiveram condições sociais privilegiadas. Ao contrário da cruel invisibilidade social que acomete as camadas que sobrevivem à margem da sociedade, estes jovens têm nome e sobrenome, possuem lares, Álbuns de fotografias, pais e famílias. Tiveram acesso a boas escolas e a uma educação que teoricamente os deveria ter prevenido sobre a viagem geralmente sem volta que é o mundo do vício. Não foi a miséria material que os empurrou para o vício, mas uma outra forma de miséria, a existencial e afetiva.
Trabalhando com esse foco, e tentando despertar nos adolescentes que a criminalidade nao compensa, mas que exercitando a cidadania e o respeito ao próximo, iremos formar uma sociedade muito melhor no futuro. O programa Jovens construindo a cidadania, juntamente com o apoio da prefeitura Municipal de Muriaè, através da secretaria Municipal de Educação, na pessoa da senhora Maria Amélia, e a Escola Municipal Professora Stella Fideles, localizada no Bairro Aeroporto e a Escola Estadual Maria Augusta Silva Araújo, localizada no bairro Santa Terezinha, visitaram a Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde tiveram a oportunidade de conhecerem o Museu de Quimìca, e a Sala Mendeleev, onde poderão visualizar a Tabela Periódica, com seus elementos Químicos, a sala de experimentos, com amostras de Metais alcalinos e Metais Alcalino-terrosos, e suas reações, e por ultimo puderam observar e tocar varios metais, como a Perita, que erá conhecida como o ouro dos tolos, o titânio ultilizandos em próteses, e até mesmo metais e gases radioativos, entre os varios da tabela periódica. Finalizando a Visita, os alunos conheceram o Campus da UFV e toda sua estrutura.

SD Bernardes Orientador do Programa Jovens Construindo a Cidadania.

22ª Cia PM Ind – Polícia Militar encerra o Projeto Drogas e Sexualidade na Adolescência.

A Polícia Militar de Raul Soares em parceria com o CREAS realizou entre os meses de maio e junho com os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, professores e pais, um trabalho de conscientização sobre sexo e drogas na adolescência.

O Projeto tem o objetivo de auxiliar educandos e educadores no desenvolvimento de formação para a promoção da saúde sexual e da vida digna sem drogas, aos jovens e adolescentes e que eles possam dialogar sobre o tema com seus pais.

Atuando como palestrantes, profissionais do CREAS e o Tenente PM Flávio, comandante do 6° Pelotão/22ª Cia PM Ind estiveram nas escolas municipais, estaduais e privadas da sede do município promovendo a saúde por meio de orientações para uma vida saudável, atividades não estressantes e uma vida sexual segura.

Ao final de cada palestra os alunos foram incentivados a produzir uma redação com o tema Droga e Sexualidade na Adolescência, com premiação aos quatro primeiros colocados.

A culminância do Projeto aconteceu sexta feira, dia 29 de junho na Câmara Municipal, que mudou o dia e horário da reunião ordinária da Casa para a ocasião.

No município de Vermelho Novo o projeto também foi desenvolvido pela Polícia Militar, que participou conosco da cerimônia de premiação dos vencedores da redação.

Fizeram-se presentes no evento vereadores, empresários locais que colaboraram com a premiação, a presidente do Consep Senhora Lúcia Miranda, alunos, pais, professores e diretores das escolas envolvidas.

Os premiados foram:

Alunos do 6º e 7º ano:
1º lugar- César Henrique de Miranda Lana Rios, do Colégio Anglo de Raul Soares; 2º lugar: Lívia de Souza Lima Ramos da E. M. “Cel. João Domingos”.

Alunos do 8º e 9º ano:
1º lugar - Ismara Grazieli Lima de Souza- E. E. “Regina Pacis”; 2º lugar- Marcelo Lopes Zinato, Colégio Anglo.
Após a premiação foram homenageados também, aqueles que contribuíram para a concretização do Projeto.

Autor: Assessoria de Comunicação Organizacional da 22ª Cia PM Ind

JCC é implantado na Escola Desembargador Canedo (Deca)

Visualizar
Jovens muriaeenses, no caminho certo.

JCC é implantado na Escola Stella Fidélles

Visualizar
Alunos, juntos somos invensivéis!!!

JCC é implantado na Escola Padre Maximino Benassati.

Visualizar